





Enredo
O jogo conta a história de Tidus, estrela do time de Blitzball Zanarkand Abes. Durante um jogo de seu time, ele é sugado por uma entidade misteriosa e acorda no mar. Resgatado por pessoas estranhas, ele descobre que está 1000 anos no futuro. É revelado a Tidus por uma garota misteriosa da raça de humanos Al-Bhed que a entidade que o atacou é conhecida como Sin.
Quando o barco é novamente atacado ele cai no oceano e vai parar em uma praia, onde conhece Wakka, jogador de blitzball pelos Besaid Aurochs. Ao voltar com ele para a vila de Besaid, descobre que ele é guardião da Summoner Yuna, filha do High Summoner Braska. Tidus descobre que seu pai, Jecht, um dia foi guardião de Braska e, como esta era a única pista que tinha sobre onde estava, decide seguir Yuna e seus guardiões: Wakka, Lulu e Kimahri. A ele é apresentada a religião de maior número de seguidores em Spira: a Igreja de Yevon. Ele tem então a chance de aprender sobre as Fayths, os envios de almas e as próprias conjurações feitas por Yuna. Contudo, uma coisa não lhe é revelada: que a summoner pretende morrer para derrotar Sin e trazer paz ao mundo.
À medida que sua jornada avança, Tidus reencontra Auron, seu tutor, grande amigo de Jecht e um dos guardiões da Braska, que revela a localização de seu pai: Jetch se tornara Sin. Com grande pesar, Tidus continua sua jornada e Auron se oferece para ser guardião de Yuna. Mais adiante, Tidus reencontra a garota Al-Bhed que o ajudar no mar: trata-se de Rikku, prima de Yuna por parte de mãe. Ela também se torna uma guardiã da summoner, mantendo sua verdadeira natureza como um segredo, pelo fato de Wakka ter um profundo preconceito contra o povo Al-Bhed.
A peregrinação de Yuna é cheia de perigos, principalmente pelo fato de Seymour Guado, um Maester of Yevon (metade humano, metade Guado), tentar aproveitar-se dela para seus próprios objetivos excusos. O grupo chega a ser excomungado da Igreja de Yevon e perseguido como um bando de hereges, mas eles conseguem superar as dificuldades e chegar a Zanarkand, a cidade que, teoricamente, fora o lar de Tidus há mil anos.
Lá, Tidus precisa lidar com duas informações pertubadoras: uma é de que Yuna se sacrificaria ao fim da peregrinação, invocando o Final Aeon; a outra, que ele não era uma pessoa real, mas apenas um sonho do povo de Zanarkand, inteiramente transformado em Fayths. Por fim, como uma grande ironia, Yuna não precisa se sacrificar: o grupo consegue derrotar Sin e revelar sua verdadeira natureza. Durante toda a história de Spira, a grande fonte de morte era Yu Yevon, o fundador da maior religião do mundo. Contudo, Tidus encontra seu fim: ao enviar todas as almas dos Fayths para o Farplane, Yuna confessa que sempre o amou.Nesse momento, Tidus cai da Airship, e desaparece.
À Yuna resta apenas ter fé e continuar sua nova vida.
[editar] Personagens
- Tidus: Personagem principal do jogo. Estrela da equipa de Blitzball Zanarkand Abes (ex-equipa do seu pai desaparecido, Jecht), tem apenas 17 anos e totalmente despreocupado com a vida. Saindo da habitual versão, a Square criou um personagem principal sem grande profundidade, de espírito leve e bom humor. Sendo bastante imaturo e superficial de início, vai aprendendo aos poucos e tornando-se mais maduro na sua jornada. Também é o personagem que esta na na capa do DVD lançado nos Estados Unidos. Apesar de todas as inovações, Tidus ainda mantém seu posto clássico como herói de espada, Tidus também aprende algumas white magics como haste e slow.
- Yuna: Yuna é filha High Summoner Braska, grande summoner e o último a ter derrotado Sin. Por causa disso, Yuna sofre muita pressão e todos a vêem como uma esperança para o fim da destruição. Conhece Tidus na vila de Besaid no dia em que consegue sua primeira invocação, Valefor. Yuna é a summoner do jogo e também a white mage, os seus aeons são Valefor, Ifrit, Ixion, Shiva, Bahamut, Yojimbo ,Anima e Magus Sisters. Ela é uma personagem tão importante que se torna parte do logotipo do jogo.
- Auron: Pode-se dizer que Auron é a fonte de força bruta do grupo: capaz de destruir as protecções mais fortes,torna se peça essencial nas batalhas. Apesar disso perde muito em velocidade e se torna incapaz de atacar inimigos mais rápidos. Ele é amigo de Jecht, tendo lutado com ele e Braska contra Sin e revela muitos mistérios nos momentos iniciais do jogo.
- Wakka: Jogador da equipa Besaid Aurochs,(que após a aquisição de Tidus, só vem tendo vitórias)Wakka conhece Tidus em uma praia durante um treino. Ao levá-lo para a vila de Besaid, se revela um dos guardiões da invocadora Yuna. Torna-se grande amigo de Tidus por ele se parecer muito com seu falecido irmão, Chappu. Tanto que dá a ele a espada Brotherhood Sword, que era do seu irmão. Nas batalhas, é um personagem equilibrado que consegue acertar qualquer alvo que se mexa, mesmo sendo extremamente rápidos.
- Lulu: A maga negra do jogo e extremamente bela. Lulu é a personagem mais pomposa: sua roupa é bem chamativa, com detalhes em cinturões e renda, além um busto incomum nos jogos da série. Assim como Wakka, é amiga de infância de Yuna e quando ela decide se tornar conjuradora, fica ao seu lado mesmo sabendo do sofrimento que sua amiga passaria. Nas batalhas, tem força física praticamente zero, o que a torna não recomendável para ataques corpo a corpo. Suas armas são bonecos de pano que a acompanham na utilização de suas magias mais fortes.Além de magias elementais, Lulu também pode realizar magias como Bio,Demi, Osmoze,enfim, tudo quanto é tipo de magia negra.
- Kimahri: Único representante da raça dos Ronsos no grupo, Kimahri parece um grande leão azul com um chifre quebrado na testa,por causa disso, ele é chamado de "Pequeno Ronso por seus companheiros de tribo.Após a morte de Braska na luta contra Sin, Auron o encontra e, em seu leito de morte, confia Yuna aos cuidados de Kimahri. Desde então se tornou guardião da invocadora. Apesar de ser forte, em seu passado guarda um segredo que o impede de retornar para sua terra natal,Mt.Gagazet.Nas batalhas, ele é o personagem mais equilibrado, já que começa praticamente no meio do Sphere Grid. Ele atua como clássico Lancer da série e também um mago azul, já que em seu overdrive ele pode utilizar técnicas aprendidas de outros inimigos.
- Rikku: Rikku é única representante do povo humanóide Al Bhed, que se vale da liberdade de progresso e avanço tecnológico, proibida pela ordem de Yevon. É outra personagem mais misteriosa, apesar de ser bastante divertida. Ela é a ladra do jogo, com movimentos rápidos e força razoável. Gênia das máquinas, consegue destruir qualquer uma em segundos utilizando sua técnica de roubo para desmontá-las. Também tem em seu overdrive,um interessante sistema de mistura de itens do inventório, que podem resultar numa falha frustrante ou num ataque devastador, conforme as combinações apropriadas.
- Aeons: Boa parte da trama gira em torno destas estátuas encantadas geradas através dos rituais de Yevon. Em seu interior são armazenadas as almas de grandes pessoas, os espíritos das quais não recebem o descanso da morte, mas ficam sonhando, num eterno torpor. As conjurações do jogo são manifestações físicas de seus sonhos. Para poder usar seu poder, Yuna precisa passar por provações e precisar montar vigília nas chamadas "Chambers of the Fayth", pedindo a eles que se unam ao grupo. Diferentemente de outros Final Fantasy's, os Aeons tomam parte ativa nas lutas ao serem conjurados: eles substituem o grupo, atacando e recebendo dano no lugar deles.Dentro do game, há alguns Aeons Secretos que podem ser encontrados fora da History Line que é a história original em si.
- Dark Aeons: Os dark aeons são aeons iguais aos da Yuna, mas invertidos para o mal. Estes monstros seguem a linha de inovações na versão internacional, típica da Square (como em Final Fantasy VII, com os Weapons). Os Dark aeons possuem milhões de HP, o que torna praticamente impossível derrotá-los sem o feitiço "AUTO-LIFE". Contudo, isso é um evento opcional da versão internacional, não sendo necessário para a conclusão do jogo.
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